Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mídia e Mídias Sociais


Muito se discute sobre o papel que as novas mídias digitais têm no novo cenário da comunicação social e as mídias sociais são um prato cheio para profissionais, lightusers, artistas e políticos querendo um pouquinho mais de atenção para sua mensagem e acredito que uma explicação do termo mídia pode esclarecer afinal o que estamos lidando.
O termo mídias sociais, para comunicadores, vem com um erro quanto ao termo mídia, ele na verdade quer dizer meio de comunicação. Mídia Social se refere ao canal de comunicação que as pessoas publicam através da mídia digital (internet entre outras). Um exemplo de meio pode ser visto claramente através da comunicação boca-a-boca, o meio de comunicação nesse caso seria o ar por onde as ondas sonoras passam para chegar aos ouvidos dos receptores da mensagem. Nesse sentido o termo mídia não se aplica aos sites de relacionamento pelo fato de que a plataforma digital é a mídia utilizada para carregar a mensagem e as redes sociais são mais um “programa de televisão” a ser apresentado.
Digital e os outros - Contextualização
Falando-se em mídia muitas vezes se confunde o termo com os meios de comunicação de massa clássicos (como visto na pesquisa do Google) como rádio, televisão, jornais, revistas, etc e eles podem ser classificados como meios eletrônicos; impressos e, com a internet, as digitais que abalaram consideravelmente as estruturas de como a pessoas consomem informação atualmente. Desde 2001 quando os jornais começaram a perder receita publicitária para a internet se discute as soluções para os jornais sobreviverem em alguns casos chegando a mudar seu formato tradicional para o tablóide: Jornal O Tempo e Jornal do Brasil que acabou com sua versão impressa recentemente.
Publicitários já discutem uma nova definição do termo mídia para estimular a criatividade de suas campanhas e ao invés de tratarem dos tradicionais aplicam a mídia para absolutamente qualquer coisa: “Tudo é mídia.” Se você defende uma campanha e apoia determinado governo gratuitamente você é mídia espontânea, se você utiliza canais inusitados isso é mídia alternativa, etc. Além de saber como lidar com as mídias tradicionais o comunicador tem que se desdobrar para descobrir novas formas de atingir o público que vão muito além de criar uma peça interessante.
No livro “CAOS – Terrorismo Poético e outros crimes exemplares” de Hakim Bey, o autor defende a utilização de novos meios de expressão artística para passar mensagem e essa é a idéia que acredito que um “Mídia” deva encarar seu trabalho. Ele deve olhar o mundo de uma maneira diferente e que a forma como a mensagem é passada não é a única coisa em que se pode colocar a criatividade.
Voltando ao assunto – um pouco sobre como trabalhar nas MS
Mas isso são discussões que vão muito além das redes sociais e me vem a pergunta: É possível criar novas mídias no twitter? Claro que não, nesse caso você trabalha mais com o conteúdo do que a forma e o meio. Quando se pensa em Orkut, facebook e twitter o trabalho se dedica ao que postar, sobre o que discutir, o que chama a atenção do meu público, etc. Muito mais do que a marca o público dessas redes está atrás do que você tem a dizer e há muita concorrência pra se lidar ainda.
Nas eleições de 2010 um debate entre os responsáveis pela campanha na internet dos presidenciáveis a ex-vereadora de São Paulo Soninha que representava a Marina Silva comentou que enquanto os correligionários dos principais candidatos trocavam insultos e acusações, Marina Silva ganhou terreno por apresentar propostas e dar valor às discussões menos acaloradas. Quando se trata de redes sociais a maneira correta de se lidar com a concorrência não é pelo atropelo e sim pelo diálogo e relevância. Esse problema foi tão difícil de reverter que acredito que nenhum candidato tenha conseguido os votos destinados à Marina no segundo turno.
Uma ferramenta que acredito ser extremamente útil para usuários que criam e divulgam conteúdo para a web se chama Add This, um aplicativo que você pode instalar no seu navegador da internet e no próprio site que for criar para ajudar os seus leitores a divulgar o trabalho aumentando sua presença online em MS, blogs, etc. Ele inclusive ajuda a criar o texto de apresentação em casos de MS com microtexto, o maior trabalho que terá será editar algum erro ou caracteres a mais.
Espero que eu tenha sido útil e qualquer dúvida, correções, bater papo vocês podem me encontrar na rede: @brenotupy, @ResumindoBH e facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário