As mídias sociais, como todos devem saber, são uma ótima ferramenta de marketing e propagação de conteúdo. Claro que nem sempre são realizadas campanhas nesse ambiente digital visando lucro. Muitas ONGs e empresas sem fins lucrativos utilizam as redes para apoiar causas sociais e conscientizar os usuários. O terceiro setor procura contribuir para uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, preenchendo a lacuna deixada pelo governo nos interesses públicos e estabelecendo uma relação onde empresas e sociedade ganham. As mídias sociais mostram ser uma ferramenta importante para dar suporte às causas.
Gratuitas, fáceis de mexer e com um incrível poder de engajamento, as redes sociais tornaram-se um eficiente canal de comunicação para essas organizações, que compartilham experiências, captando recursos e divulgando projetos de cunho transformador. A receptividade de causas sociais na internet é muito grande e existem muitos cases de sucesso cujos retornos superaram expectativas. O maior exemplo de sucesso nesse setor foi a campanha realizada pela cadeia de varejo Target, que doa parte de sua renda para caridade. A Target lançou um aplicativo para Facebook chamado “Bullseye Gives”, no qual os usuários podiam selecionar uma entre dez instituições para fazer uma doação por meio de votações diárias. Cada vez que um voto era computado, o aplicativo compartilhava o ato com todos os amigos do usuário, expandindo o impacto. A campanha arrecadou US$ 3 milhões em apenas uma semana, divididos entre as dez instituições que participaram.
Pequenas ações de usuários também já mobilizaram muitas pessoas, o que levou o cofundador do Facebook, Chris Hughes, a desenvolver uma rede social completamente voltada a causas humanitárias. Batizada Jumo, teve seu lançamento oficial no dia 30 de novembro e já conta com 66 mil usuários cadastrados. A iniciativa é uma ferramenta que usará todo o potencial das redes para interatividade dos que lutam por uma causa e também para conseguir o apoio financeiro. O Jumo abrirá espaço para divulgação, discussões e debates sobre tudo o que está relacionado ao terceiro setor. A rede também trará integração com o Facebook.
Saiba mais sobre esse assunto no livro “Mídias Sociais Transformadoras”, publicado pela Editora Évora e já disponível para venda na Livraria Cultura, Fnac e Saraiva.
Fonte: Editora Évora - http://www.editoraevora.com.br/blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário